A importância de colorir desenhos para a criança:
Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que isso, o ato de colorir é extremamente importante nesses artistas de palmo e meio, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.
Expressão pessoal:
Vários estudos já comprovaram que é bastante fácil perceber o que alguém sente através das cores que utiliza para colorir.
Identificação das cores:
A maioria das crianças tem a sua primeira exposição à gama das cores e ao conceito de arte graças às brincadeiras infantis com lápis de cor. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo é muito importante no desenvolvimento da criança.
Uma forma de terapia:
O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações.
Aprender a segurar e a controlar.
Um lápis colorido é, para muitas crianças, o primeiro objeto que aprendem a segurar e a controlar. Dominar esse instrumento é a rampa de lançamento que facilitará a sua aprendizagem mais tarde quando começarem a escrever.
Coordenar para pintar.
Uma grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir é o desenvolvimento da coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais vão desenvolver esta aptidão tão básica para a vida.
Aperfeiçoamento das capacidades motoras.
Enquanto as crianças se entretêm em colorir, estão trabalhando e fortalecendo os músculos das mãos e dos braços que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar atividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.
Concentração máxima.
O simples ato de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a sua concentração máxima. Com o passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar a melhorar.
Missão cumprida!
A satisfação de uma criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas é uma vitória muito importante para ela! Dá motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para ser congratulado pelos professores, amigos, pais etc.
fonte: Ritual e propaganda
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário