terça-feira, 27 de abril de 2010

1º de maio - Dia do Trabalho


DIA DO TRABALHO


Para garantir sua sobrevivência, o homem sempre precisou trabalhar, seja de forma remunerada ou não. Assim as relações de trabalho foram modificando ao longo da história.


Na Idade Média, época que se caracterizou pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial e sistema de produção feudal, as relações de trabalho eram baseadas no trabalho servil, onde o vassalo era obrigado a manter fidelidade ao senhor feudal.


Como essa situação tornou-se insustentável, cada vez mais os servos procuravam, através de lutas, tornarem-se livres para procurar o melhor meio de sustento. A partir daí formam-se em determinados pontos pequenas unidades artesanais, constituindo cidades, valorizando novamente o comércio que agora cresce além dos mares. Neste período predominavam as profissões de sapateiro, artesões, alfaiates e comerciantes em pequenos mercados.


Entre os séculos XVI e XVII começam a ocorrer os grandes descobrimentos científicos e técnicos, facilitando a instalação do capitalista de produção.


Com a Revolução Industrial o sistema capitalista se fortificou e as relações de trabalho modificaram-se por completo, houve o aumento significativo da produção material e do rendimento do trabalho, sendo que este sistema é o que impera na maioria dos países até hoje.
Toda profissão tem seu valor e para que você possa escolher bem qual será a sua.


Uma dica para você!
Se já está terminando o Ensino Médio e ainda não sabe qual profissão seguir, faça sessões e teste de orientação vocacional. São psicólogos especialistas nessa área que aplicam esses testes específicos e ajudam você a definir qual caminho tomar.


Curiosidade
O salário mínimo foi adotado no Brasil em 1940, no governo de Getúlio Vargas. Segundo o economista João Sabóia, na época, havia 14 salários para diferentes regiões do país, sendo que o salário mínimo mais alto era pago no Rio de Janeiro, capital do Brasil na época. Este valor era três vezes superior ao do Nordeste. Assim, o valor do salário mínimo ficou unificado em todo país a partir dessa data.
Fonte: Smartkids

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília: Minha cidade, meu orgulho!!



Hoje Brasília faz 50 anos!! Eu, como uma boa brasiliense não poderia deixar de homenagear esta cidade maravilhos. Não tem como vir a Brasília e não se apaixonar... Um sonho que foi realizado, uma cidade que realiza sonhos... Assim é Brasília, minha cidade, meu orgulho!!!!
PARABÉNS BRASÍLIA!!!

Comemoração do Dia do Índio!!





Esta foi nossa comemoração do Dia do Índio na escola. Os meninos confeccionaram o penacho e eu pintei a cara deles. Trabalhamos a cultura do índio desde a chegda dos portugueses no Brasil. Eles adoraram e ficaram tão bonitinhos!!!

sábado, 17 de abril de 2010

Dia do Índio!!







Alguns textos e curiosidades sobre os índios que para serem trabalhadas em sala de aula.

segunda-feira, 12 de abril de 2010


No Brasil e em vários lugares do mundo é comum ver crianças portando armas e fazendo uso delas como adultos. Crianças que deveriam estar na escola, brincando, estudando, segurando livros ao inves de armas. Onde irão parar essas crianças? A maioria das pessoas nem sabe que existe um dia dedicado ao desarmamento infantil. No dia 15 de abril diversas escolas fazem campanhas para que as crianças troquem suas armas de brinquedo por um brinde, um livro ou algum brinquedo.

Uma criança não deve ter contato coma rmas nem que sejam de brinquedos e as campanhas feita pelas escolas devem incentivar não só os alunos como também os pais que devem conscientizar seus filhos o quao perigoso é o uso de uma arma e quantas tragedias poderiam ser evitadas se as crianças não tivessem contato com armas.

Fica ai a dica para os educadores de hoje, vamos promover campanhas nas escolas e incentivar nossos alunos a trocar suas armas de brinquedo ou algum brinde que a escola possa oferecer e assim formar futuros adultos conscientes de que o que o nosso mundo precis é de PAZ!!

Dia 15 de Abril - DIA MUNDIAL DO DESERMAMENTO INFANTIL!!!