quarta-feira, 9 de junho de 2010

Palestra da Emater - DF




Essa foi uma palestra realizada pela equipe da Emater - DF. Eles foram à escola para alertar sobre a gripe A, a leishmaniose e a hantavirose nas áreas rurais. Foi muito interessante e os alunos poderam aprender um pouco sobre essas doenças e como se previnir.

Passeio ao Espaço Cultural do TCU











Passeio realizado ao Espaço Cultural Marcantonio Vilaça localizado no TCU. A exposição, chamada Arquivo Brasilia, traz obras de diversos autores sobre a cidade. Os alunos adoraram e foi muito proveitoso. Uma belíssima exposição.

Passeio ao Espaço Lúcio Costa






Passeio ao Espaço Lucio Costa que fica localizado na Praça dos Três Poderes. Os alunos conhecerem vários pontos turísticos de Brasília e aprenderam bastante.

Culminância do Projeto de Leitura






Culminância do Projeto de Leitura da escola. Durante uns 2 meses nós trabalhamos sobre a história da Chapeuzinho Vermelho. Buscamos várias versões da história, fizemos desenhos, produções de texto, ficha literária, assistimos o filme da Chapeuzinho e ao final do projeto os alunos apresentaram um peça sobre a história. Foi muito legal!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Semana Educando para a Vida



Durante a semana dos dias 10 a 14 de maio estudamos varios temas. Foi a semana temática Educando para a vida. Falamos dos direitos humanos, ECA, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha, Educação Ambiental e Bullying.
A minha turma apresentou sobre Educação Ambiental. Eles mostraram como o homem está destruindo a natureza e o que podemos fazer para salvar nosso planeta. Foi muito bom!!

Aula de Artes





Cada aluno fez um desenho de sua mãe para homenageá-la!! Os resultados foram ótimos!! Descobri vários artistas na sala.

Dia das Mães!!






Comemoração do Dia das Mães!! Todos os alunos se reuniram no patio da escola e cantaram uma mússica em homenagem as mães. Foi simples mas, emocionante!!!
Abaixo segue a letra da musica que foi cantada:
SINÔNIMO DO AMOR
(Bruno e Marrone)
Estou aqui
Olhos nos olhos com você
Tô querendo te dizer
O que eu sinto de verdade
É mais bonita do que tudo que há na terra
Semeia a paz onde tem guerra
É o sinônimo do amor
Um sentimento que até junto da saudade
Tão de difícil de explicar
Bem mais fácil de entender
Só sei que sou grato por tudo
Mãe querida
Vai durar mais de uma vida
Se eu começar agradecer
Refrão:
Me deu a luz , me trouxe a paz, me deu o mundo
Eu te adoro desde o primeiro segundo
É pai e mãeÉ o meu chão, melhor amiga
És o meu anjo
Eu vou te amar por toda a vida



domingo, 2 de maio de 2010

Indicações de livros para sala de aula








Trouxe aqui pra vocês algumas indicações de livros que podem ser trabalhados em sala de aula. Todos os livros são da autora Valéria Belém. Conheci os trabalhos dela em 2008 através de uma professora que trabalhava comigo e me apaixonei por todos. Confesso que comprei varios livros dela. Abaixo um pouco mais sobre essa escritora maravilhosa.
Valéria Belém
É jornalista, escritora e apaixonada pelo que faz. Edita os suplemnetos Alamanaque e Campo do jornal O Popular (GO). Tem duas filhas, Sabrina e Karen, que a fazem acreditar que a vida pode ser mágica todos os dias. É brasileira de carteirinha: sua mãe é cearense e seu pai tocantinense. Nasceu no Rio de Janeiro e morou em São Paulo, Brasília e Goiânia, onde vive atualmente .
Seu maior sonho é tocar o coração daqueles que leem seus livros, assim como ela já foi tocada por vários autores.
Fica ai as dicas!! E podem ter certeza que os livros da Valéria realmente tocam o coração!!



terça-feira, 27 de abril de 2010

1º de maio - Dia do Trabalho


DIA DO TRABALHO


Para garantir sua sobrevivência, o homem sempre precisou trabalhar, seja de forma remunerada ou não. Assim as relações de trabalho foram modificando ao longo da história.


Na Idade Média, época que se caracterizou pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial e sistema de produção feudal, as relações de trabalho eram baseadas no trabalho servil, onde o vassalo era obrigado a manter fidelidade ao senhor feudal.


Como essa situação tornou-se insustentável, cada vez mais os servos procuravam, através de lutas, tornarem-se livres para procurar o melhor meio de sustento. A partir daí formam-se em determinados pontos pequenas unidades artesanais, constituindo cidades, valorizando novamente o comércio que agora cresce além dos mares. Neste período predominavam as profissões de sapateiro, artesões, alfaiates e comerciantes em pequenos mercados.


Entre os séculos XVI e XVII começam a ocorrer os grandes descobrimentos científicos e técnicos, facilitando a instalação do capitalista de produção.


Com a Revolução Industrial o sistema capitalista se fortificou e as relações de trabalho modificaram-se por completo, houve o aumento significativo da produção material e do rendimento do trabalho, sendo que este sistema é o que impera na maioria dos países até hoje.
Toda profissão tem seu valor e para que você possa escolher bem qual será a sua.


Uma dica para você!
Se já está terminando o Ensino Médio e ainda não sabe qual profissão seguir, faça sessões e teste de orientação vocacional. São psicólogos especialistas nessa área que aplicam esses testes específicos e ajudam você a definir qual caminho tomar.


Curiosidade
O salário mínimo foi adotado no Brasil em 1940, no governo de Getúlio Vargas. Segundo o economista João Sabóia, na época, havia 14 salários para diferentes regiões do país, sendo que o salário mínimo mais alto era pago no Rio de Janeiro, capital do Brasil na época. Este valor era três vezes superior ao do Nordeste. Assim, o valor do salário mínimo ficou unificado em todo país a partir dessa data.
Fonte: Smartkids

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília: Minha cidade, meu orgulho!!



Hoje Brasília faz 50 anos!! Eu, como uma boa brasiliense não poderia deixar de homenagear esta cidade maravilhos. Não tem como vir a Brasília e não se apaixonar... Um sonho que foi realizado, uma cidade que realiza sonhos... Assim é Brasília, minha cidade, meu orgulho!!!!
PARABÉNS BRASÍLIA!!!

Comemoração do Dia do Índio!!





Esta foi nossa comemoração do Dia do Índio na escola. Os meninos confeccionaram o penacho e eu pintei a cara deles. Trabalhamos a cultura do índio desde a chegda dos portugueses no Brasil. Eles adoraram e ficaram tão bonitinhos!!!

sábado, 17 de abril de 2010

Dia do Índio!!







Alguns textos e curiosidades sobre os índios que para serem trabalhadas em sala de aula.